quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Estresse é tão prejudicial para o coração quanto fumar cinco cigarros por dia:


Pesquisa sugere que pessoas que se classificaram como ansiosas e oprimidas eram 27% mais propensas a sofrer um ataque cardíaco. 

Cientistas da Columbia University Medical Center, nos EUA, descobriram que o estresse é tão prejudicial para o coração quanto fumar cinco cigarros por dia.

A pesquisa sugere que pessoas que se classificaram como ansiosas e oprimidas eram 27% mais propensas a sofrer um ataque cardíaco.

Os pesquisadores analisaram seis estudos anteriores em que cerca de 120 mil participantes foram questionados sobre sua percepção do estresse com perguntas como "o quanto estressado você se sente?" e "com que frequência você fica estressado?".

Os grupos foram separados em pontuações de estresse altas e baixas e, em seguida, acompanhados por 14 anos para o monitoramento do número de ataques cardíacos.

Os resultados mostraram que aqueles que foram os mais estressados eram 27% mais propensos a ter um ataque cardíaco.

Em comparação com os tradicionais fatores de risco cardiovasculares, o estresse elevado proporciona um aumento moderado do risco de doença coronariana de forma equivalente, por exemplo, a um aumento de 50 mg / dL nos níveis de colesterol LDL, aumento de 2.7/1.4 mmHg na pressão arterial ou fumar cinco cigarros a mais por dia.

Os pesquisadores fizeram uma análise mais aprofundada para tentar aprender o que pode desassociar a relação entre estresse e doenças cardíacas. Eles descobriram que o sexo não foi um fator significativo, enquanto a idade foi.

Entre as pessoas mais velhas, a relação entre estresse e doença arterial coronariana foi mais forte, sugerindo que os efeitos do estresse se acumulam ao longo do tempo.

Eles também observaram que as pessoas mais velhas tendem a ter piores fatores de risco como pressão alta e colesterol elevado e que o estresse pode interagir com esses fatores de risco para desencadear um ataque cardíaco.

"Essas descobertas são significativas porque são aplicáveis a quase todas as pessoas. A conclusão principal é que como as pessoas se sentem é importante para a saúde do coração, então qualquer coisa que elas possam fazer para reduzir o estresse pode melhorar a saúde cardíaca no futuro", afirma o autor da pesquisa Safiya Richardson. 

Fonte: portal Isaúde.net 

domingo, 23 de dezembro de 2012

Praticar exercícios regulares pode aumentar 6 anos de vida:


Pessoas que praticam pelo menos duas horas e meia de exercícios por semana vivem, em média, seis anos a mais. 

Que praticar exercícios faz bem á saúde todo mundo sabe. Mas um estudo da Queen’s University, em Ontário, no Canadá, mostra que ser fisicamente ativo é sinal de uma vida mais longa, segundo informações do site Huffington Post. De acordo com o estudo canadense publicado no American Journal of preventive Medicine, pessoas que praticam pelo menos duas horas e meia de exercícios por semana vivem, em média, seis anos a mais.

Além disso, as mulheres negras são as que mais se beneficiam das atividades regulares. "Fomos capazes de mostrar que, se as mulheres negras fazem uma hora de atividade, como corrida ou natação, é possível aumentar suas vidas por 11 horas", disse o autor do estudo Ian Janssen em um comunicado.

Janssen analisou o estado de saúde dos norte-americanos entre os anos 1990 a 2006, incluindo as taxas de morte e pesquisas sobre atividade física. 

Embora não seja tão relevante quanto para mulheres negras, o estudo mostrou que homens caucasianos que eram ativos aos 20 anos ganhavam dois anos a mais de vida em comparação com os inativos. Enquanto isso, mulheres caucasianas ativas na mesma idade poderiam viver três anos a mais do que as demais.

Ainda assim, o relatório não mostra se essas pessoas tiveram que permanecer ativas durante o resto de suas vidas para obter esses anos extras.

De acordo com a nutricionista Rovenia M. Brock, a prática de exercícios é importante, mas é responsável apenas a 20% do aumento da longevidade e qualidade de vida. Os outros 80% correspondem a boa alimentação. 

Fonte: portal Terra

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Por que o calor faz tão bem na hora da recuperação do corpo?

Bolsa de água quente e toalha aquecida e molhada são alguns dos instrumentos para combater as dores chatas na musculatura. Saiba por que o calor faz tão bem. 

Quem nunca se viu com uma bolsa de água quente colada no pescoço ou se enfiou num banho quentinho para aliviar alguma dor chata nos músculos? Pois é, água quente realmente faz milagres. Mas a chamada terapia pelo calor, ou termoterapia, apesar de gostosa, confortável e barata, não se presta a qualquer situação. Ao contrário, ela é indicada para dores musculares e articulares, para aqueles momentos em que os músculos parecem ter virado “pedra” e para lesões que não estejam acompanhadas de processos inflamatórios nem inchaço. 

Ainda não se sabe ao certo por que o calor alivia a dor, mas acredita-se que ele “neutralize” as fibras nervosas, que forçam os músculos a entrarem em espasmo, além de induzir a liberação de endorfinas, as conhecidas substâncias ligadas ao bem-estar e que também agem como um analgésico, bloqueando a transmissão da dor. Sabe-se, também, que o calor ajuda a aumentar a flexibilidade de tendões e ligamentos, reduz espasmos musculares, eleva a circulação sanguínea e turbina o metabolismo celular.

Há dois tipos de terapia pelo calor: a chamada superficial, caso da bolsa de água quente, das compressas, das imersões em água quente e do infravermelho, e a profunda, na qual o calor é produzido por aparelhos especiais que emitem ondas que penetram na pele e chegam a camadas mais profundas, caso do micro-ondas e do ultrassom. As mais populares, claro, são as terapias superficiais. 

Para que serve?

Dores nos músculos e articulações
As distensões musculares, que resultam em tensão e dor, ocorrem geralmente quando os músculos são sujeitos a períodos de esforço físico excessivo, como os resultantes de atividade física intensa. A dor articular ou rigidez manifesta-se geralmente nas articulações, como, por exemplo, quando se pratica atividade física depois de se ter ficado muito tempo parado ou quando se exagera nos exercícios.

Lombar
Você sabia que a dor na lombar é uma das principais razões de falta ao trabalho em todo o mundo? Calor, nesse caso, ajuda, e bastante.

Pescoço
Tem coisa mais chata que o torcicolo? Calor úmido, nessa situação, é o ideal, já que a água favorece a condução do calor, permitindo que ele chegue a camadas mais profundas dos músculos e da pele.

Muito ou pouco?
Até não muito tempo atrás, acreditava-se que a aplicação de calor por 20 min, seguida da ausência de calor pelo mesmo período de tempo, era uma das formas mais eficazes de aliviar músculos doloridos. Mas estudos demonstraram que a aplicação de calor moderado de forma contínua é mais eficiente para acalmar a dor. É o caso das faixas térmicas terapêuticas, que proporcionam um calor terapêutico, prolongado e constante, durante oito horas. Fáceis de usar, elas podem ser usadas no trabalho ou durante outras atividades. 
Qualquer que seja a forma de aplicar o calor superficial, a sensação sobre a pele deve ser de conforto, nunca de “pelando”. Se a bolsa ou a toalha estiverem quentes demais, use uma toalha ao redor delas, para evitar queimaduras na pele. A temperatura considerada ideal gira em torno de 40ºC a 45ºC.

Como funciona?
Quando o calor é aplicado na pele, ele leva à diminuição da sensação de dor. O calor dilata os vasos sanguíneos em volta dos músculos e das articulações, aumentando o fluxo de sangue na área afetada. Desse modo, mais oxigênio chega às células danificadas, além de ele contribuir para a eliminação dos metabólitos gerados pelo excesso de esforço dos músculos. O calor também ajuda a relaxar os músculos e a estimular os termorreceptores, reduzindo a percepção da dor, o que leva a uma maior flexibilidade e a uma diminuição da tensão no local.

Pontos positivos
› Melhora a dor
› Aumenta o fluxo sanguíneo
› Reduz a rigidez articular
› Diminui espasmos musculares
› Aumenta a flexibilidade de 
tendões e ligamentos

Fuja dele se...
› Tiver um ferimento aberto
› O local estiver “roxo” (com hematoma)
› O local estiver inchado
› Tiver algum problema vascular
› Tiver uma lesão ou trauma recente
› O local estiver inflamado
› Tiver alguma doença cardiovascular 

Por Rui Delgado, ortopedista da Clínica CUF Alvalade (Portugal).

Fonte: portal Sport Life 

domingo, 16 de dezembro de 2012

Saiba o que pode causar overtraining, o famoso excesso de treino:


A síndrome do overtraining, ou excesso de treinamento físico, é definida como uma resposta generalizada ao estresse em atletas e caracterizada por fadiga persistente, perda de rendimento, alterações bioquímicas e no estado de humor, entre outras variáveis psicológicas. Ocorre primariamente pelo aumento do volume e/ou intensidade de treinamento. 

Atualmente, o esporte é altamente competitivo, particularmente entre atletas de elite. Com um número crescente de informações disponíveis, a partir de pesquisas relacionadas ao campo esportivo fisiologistas, técnicos e atletas conhecem cada vez mais sobre programas de treinamento e, consequentemente, observa-se uma alteração substancial nos métodos de treinamento.

A associação de um programa exaustivo de treinamento (pelo aumento do volume e/ou pela intensidade de treinamento) com insuficiente período de recuperação e, consequente prejuízo da performance por longos períodos de tempo (diversas semanas ou meses), caracteriza a síndrome do overtraining. Além disso, outros sinais/sintomas estão presentes, como fadiga generalizada, perda de coordenação, náusea, aumento de infecção bacteriana, queda na concentração nos treinamentos, depressão, apatia, dores musculares e nas articulações, infecções do trato respiratório e perda de apetite.

Dentre os principais sintomas, podemos citar: queda no desempenho no treino, menor tolerância à sobrecarga de treinamento, diminuição da força muscular, insônia, dores musculares e na cabeça, depressão, apatia e instabilidade emocional.

O estímulo necessário para a indução do overtraining não pode ser definido com exatidão devido a sua gênese multifatorial. Uma melhor compreensão dos mecanismos deve incluir uma avaliação individual meticulosa dos fatores de estresse psíquicos e sociais, aliado às informações detalhadas sobre treinamento, competição e alimentação.

Por Newton Nunes, professor de Educação Física pelo Instituto do Coração (InCor). 

Fonte: Webrun



quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Dormir horas a mais ajuda a combater dores, diz estudo:


Dormir mais pode ser eficaz no tratamento de dores crônicas. 

Dormir quase duas horas a mais por noite pode melhorar drasticamente o estado de alerta de uma pessoa e reduzir a sensibilidade à dor. Segundo o jornal Daily Mail, pesquisadores disseram que dormir quase 10 horas por noite - em vez das oito horas recomendadas - é mais eficaz no tratamento de dores do que tomar codeína.

O estudo utilizou 18 pessoas, livres de dor, que dormiram oito horas por quatro noites e quase 10 por mais quatro noites. Pesquisadores constataram que quando dormiam mais ficavam mais alertas durante o dia. Além disso, tiveram menos sensibilidade à dor. Notou-se ainda que eles conseguiam ficar com o dedo em uma fonte de calor 25% mais tempo do que quando dormiram menos. 

Dr. Timothy Roehrs, especialista em distúrbios do sono, disse que os resultados sugerem a importância de um sono adequado no tratamento de dor crônica. "Ficamos surpreendidos pela redução da sensibilidade à dor, comparada com a de tomar codeína."

Fonte: Portal Terra


domingo, 9 de dezembro de 2012

Fazer ou não alongamentos antes das atividades físicas?


Atualmente cresceu o número de treinadores e praticantes de atividade física regular que questionam a influencia e os benefícios do alongamento sobre o esporte praticado. 

Para a grande maioria das pessoas, alongar é quase obrigatório, antes de qualquer exercício físico, seja ele de alta ou baixa intensidade, curta ou longa duração, nos mais diversos ambientes, mesmos no mais hostil.

Segundo uma grande revisão bibliográfica feita recentemente pelo GSSI (Gatorade Sports Science Institute), as tradicionais rotinas de alongamento realizadas durante o aquecimento, antes do exercício, podem aumentar a flexibilidade por um curto período de tempo, porém não promovem benefícios para a performance, tão pouco na prevenção de lesões musculares, tendões e ligamentos.

A dor muscular de início tardio, conhecida como dor do dia seguinte, também não se beneficia do alongamento pré e pós atividade. Ainda de acordo com este mesmo estudo, o risco de lesão parece ser menor em indivíduos de melhor condição aeróbica. Imagino que alguns devem estar se perguntando: Então o que eu devo fazer para evitar lesões e ganhar flexibilidade? 

A resposta mais aceita atualmente é que flexibilidade pode ser conquistada durante alongamentos em momentos distintos da atividade física propriamente dita. Este alongamento, ou trabalho de flexibilidade, deve preferencialmente ser feito de forma passiva (com auxilio) e com tempo de permanência em cada posição de aproximadamente 30 segundos.

Em relação à prevenção de lesões, devemos nos preocupar mais com o aquecimento antes da atividade, pois este trabalho tem como função aumentar a temperatura corporal e preparar os ligamentos, tendões e músculos para a atividade a ser realizada. Por mais chocante que pareça, o alongamento antes da atividade física pode promover perda de força muscular, o que prejudicará o desempenho físico. 

Propor um novo hábito na rotina de exercícios da qualquer pessoa não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata de um conceito tão tradicional. Entretanto, diante de uma nova teoria, o bom senso deve sempre prevalecer, além do bem estar de quem busca no esporte um estilo de vida saudável.

Fonte: webrun



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Corridas de rua do mês de Dezembro

1ª Vila Velha Night Run:

Os participantes vão começar a se concentrar para a competição por volta das 21:30 horas da sexta-feira (14). A largada da prova vai ocorrer na madrugada de sábado (15), à 0h05, no Morro da Missão, onde está localizado o Farol de Santa Luzia. Os corredores vão passar pela orla da Praia da Costa, darão a volta pelo Morro do Moreno, percorrerão algumas ruas do centro da cidade com vista para o Convento da Penha e, em seguida, retornam para o mesmo local da largada.
http://www.ativo.com/Eventos/MostraEvento.aspx?idEvento=5704


2ª Corrida Vale:

O valor arrecadado com as inscrições será doado a Instituições Sociais do Espírito Santo.

Programação:
Largada: 16/12 ás 8hs

Retirada de Kits:
Data: 14/12 e 15/12 
Horário: 9hs às 16hs 
Local: Parque Botânico da Vale
http://www.ativo.com/Eventos/MostraEvento.aspx?idEvento=5744



DIA 16.12.2012 - 14HS - DOMINGO - 200 ATLETAS

http://www.facebook.com/pages/Running-BEER-Academia-do-%C3%A1lcool/302364809870467


3ª Corrida solidária de João Goulart - Vila Velha:

Dia: 23/12 - 9:00hrs

http://img87.imageshack.us/img87/1340/joaogoulart.jpg



Os benefícios invisíveis da corrida e caminhada para os atletas iniciantes:

Trata-se de modificações que não vemos na balança, nem no espelho ou na fita métrica. Eles proporcionam resultados de um valor maior: a saúde. 

Certamente quem começa a praticar exercícios manifesta certa ansiedade para observar os efeitos do programa realizado. Quem começa a caminhar ou correr logo espera que o corpo sinalize com modificações estéticas favoráveis, as quais sem dúvida nenhuma vão entre outras coisas trazer uma melhora até da autoestima. O que se espera é que apareçam o mais rápido possível alguns benefícios visíveis como perda de gordura, aumento da massa muscular e a definição do corpo, principalmente dos membro inferiores.


É claro que esses benefícios são esperados e acabam se manifestando, mas sabemos que eles não aparecem tão rapidamente quanto se gostaria. Benefícios estéticos demoram um pouco mais para aparecer e requerem não somente uma ajuda da genética como também uma boa dose de persistência e determinação.

O que não pode acontecer é um desânimo decorrente da eventual demora para a manifestação desses benefícios estéticos. A pessoa que caminha ou corre, nas primeiras semanas, certamente adquire o que podemos chamar de benefícios invisíveis do programa. Trata-se de modificações que não vemos na balança, nem no espelho ou na fita métrica. São benefícios que não vão melhorar a estética ou a beleza, mas vão proporcionar resultados de um valor bem maior. Promovem saúde!

Estes benefícios invisíveis são modificações metabólicas e hemodinâmicas como controle e normalização da pressão arterial, redução do colesterol ruim, aumento do colesterol bom, controle da glicemia e etc. Resultados como esses sempre aparecem, apesar de na maioria das vezes até passarem despercebidos.

Podemos dizer que este é o primeiro degrau a ser escalado. O degrau seguinte será o da estética. Na escalada dos benefícios da caminhada e da corrida, para alcançarmos o degrau da estética, temos primeiro que subir o da saúde!

Por Turibio Barros, fisiologista do São Paulo FC e coord. do Depto de Fisiologia do E.C. Pinheiros.

Matéria publicada em portal Globo Esporte



domingo, 11 de novembro de 2012

Estudo aponta papel da escola para evitar obesidade infantil:


Pesquisadores da Universidade de Indiana acompanharam por 18 meses alunos de escolas americanas que participam de um programa para evitar a obesidade infantil e concluíram que o consumo de refrigerantes, a frequência das refeições e quantidade de tempo em frente da TV ou de computadores influenciam no peso dos alunos.

De acordo com o estudo, a escola tem um papel decisivo para evitar a obesidade entre crianças e adolescentes.
"As escolas e as famílias podem ser capazes de conseguir concentrar-se nesses fatores de risco modificáveis, diminuindo o fardo da obesidade infantil", disse Dong-Chul Seo, professor adjunto na Escola de Saúde Pública UI-Bloomington. Segundo ele, uma das principais iniciativas para ajudar a garantir um peso saudável é a prática de esportes dentro das escolas, evitando que as crianças fiquem por muito tempo sentadas em frente ao computador ou à TV.

O programa implementado pelas escolas dos estados de Illinois, Indiana e Kentucky tem como finalidade estimular a educação física, controlar a alimentação oferecida - sem ingestão de refrigerantes e alimentos gordurosos - com novos programas nutricionais, além de envolver os funcionários e a comunidade escolar na redução dos fatores de risco para a obesidade. De acordo com os pesquisadores que acompanharam o programa, foi possível observar resultados concretos em 18 meses.

"Incentivar os alunos a manter um padrão regular de alimentação, com ao menos três refeições diárias, parece ser uma boa estratégia para ajudar os alunos a alcançar o peso saudável", disse Seo, que apoia a decisão polêmica, tomada em Nova York, de proibir o consumo de refrigerante nas escolas. Segundo ele, os resultados comprovam o impacto dos refrigerantes para o aumento do peso em crianças

Fonte: site Terra.



quinta-feira, 8 de novembro de 2012




Como parte das comemorações pelo Dia Nacional e Municipal da Consciência Negra, a Prefeitura de Vitória realiza, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), a V Corrida Zumbi dos Palmares pela Promoção da Igualdade Racial, que acontece no dia 27 de novembro. A concentração para o percurso de 5km será no píer de Iemanjá, na praia de Camburi, a partir das 8h.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, até o dia 22 de novembro, das 8 as 18h, na Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, localizada na Casa do Cidadão em Maruípe, e, entre os dias 14 e 22 de novembro, no Serviço de Orientação ao Exercício (somente para aqueles que participam desse programa).

Ao efetuar a inscrição, o participante deve contribuir com 1kg de alimento não perecível - exceto sal, fubá, farinha de mesa e de trigo - que será doado para o banco de alimentos da Prefeitura de Vitória.



segunda-feira, 5 de novembro de 2012

V Corrida 6 Milhas Óticas Guarapari – Guarapari



Percurso: Acontece em 18/11/12 com largada as 9h e percurso terá a distância de 9.654m, com a largada na Av. Joaquim da Silva Lima, Centro – Guarapari – ES e chegada no mesmo local.
Idade mínima: 16 anos (ambos os sexos) completos no ano de realização da prova. Os pais ou responsável do (a) menor deverá assinar um termo de responsabilidade.
Inscrições: As inscrições estão limitadas a 1.000 atletas e se encerram assim que forem preenchidas todas as vagas ou ao término do período previsto.
Prazo das Inscrições: de 17/09 a 14/11/2012.
Taxa de Inscrição: R$ 30,00 + R$ 2,00 (doação à End Polio Now), que deverá ser realizada, nos locais de inscrição ou pelo site www.oticasguarapari.com.br.  Art. 23 da Lei Federal nº 10.741: atletas com mais de 55 anos de idade no feminino e 60 anos no masculino tem direito a 50% de desconto na taxa de inscrição.
Locais de Inscrição: Em todas as lojas das Óticas Guarapari: 1. Av. Joaquim da Silva Lima, 14, Centro.| 2. R. Camilo Gianordoli, 26, Muquiçaba. | 3. Shopping Guarapari, Av. Dr. Roberto Calmon, 140, Centro. | 4. Av. Dr. Roberto Calmon, 55, Centro. | 5. Supermercado Extrabom, R. José A. Bourguignon, 90. | 6. TopMedi, Rua José Aarão Jorge, Muquiçaba.
Kit do Corredor: Será entregue nas Óticas Guarapari no ato da inscrição ou no dia da prova até 1 hora antes da largada e deverá ser retirado somente pelo atleta inscrito. O Kit conterá: uma camiseta (uso obrigatório) alusiva à prova, chip de uso único para apuração da prova, a numeração do atleta e alfinetes (que em hipótese alguma poderá sofrer alterações e deverá ser afixada na parte da frente da camiseta).

Premiação: Categoria Geral Masculino e Feminino: 1º lugar R$ 1.000,00 | 2º lugar R$ 700,00 | 3º lugar R$ 500,00 | 4º lugar R$ 300,00 | 5º lugar R$ 200,00 | 6º lugar R$ 70,00 | 7º lugar R$ 70,00 | 8º lugar R$ 70,00 | 9º lugar R$ 70,00  | 10º lugar R$ 70,00.
Categoria Paratletas Masculino e Feminino: LARGADA a partir das 8h30 em pelotão único.1º lugar R$ 50,00 + medalha  | 2º lugar R$ 30,00 + medalha  | 3º lugar R$ 20,00 + medalha  | 4º lugar R$ 20,00 + medalha   | 5º lugar R$ 20,00 + medalha.

Categoria: Faixa Etária Geral Masculino e Feminino: 1º lugar R$ 50,00 + medalha  | 2º lugar R$ 30,00 + medalha  | 3º lugar R$ 20,00 + medalha.

Troféus e Categorias: haverá troféus do 1º ao 10º lugar da Categoria Geral Masculino e Feminino. Troféu para 3 maiores equipes (número de inscritos). Categoria faixa etária masculino: 16/17,18/19, 20/24, 25/29, 30/34, 35/39, 40/44, 45/49, 50/54, 55/59, 60/64, 65/69, 70/74 e 75 em diante. Categoria faixa etária feminino: 16/17,18/19, 20/24, 25/29, 30/34, 35/39, 40/44, 45/49, 50/54, 55/59, 60/64 e 65 em diante. Todos os atletas que completarem a prova no prazo oficial (1h30 min) receberão medalha.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012



Já estão abertas as inscrições para a 1ª Corrida Rústica do Hospital Evangélico de Vila Velha – HEVV, as vagas são limitadas a 500 atletas e a idade mínima para participar é 16 anos.
A largada acontece no dia 18 de Novembro às 8 horas, o percurso compreende a orla da Praia de Itaparica, da Praia de Itapoã e da Praia da Costa, com largada no final da Praia de Itaparica (próximo ao Dunas Motel) e com chegada na Praia da Costa (próximo ao Clube Libanês), onde estará montado o funil de chegada.

Inscrições:
As fichas de inscrição deverão ser preenchidas com letra de forma legível e assinadas de
próprio punho, devendo o participante estar ciente do regulamento e do termo de
responsabilidade. Se o corredor for menor de idade, a ficha deverá ser assinada pelo
responsável legal.
As fichas estarão disponíveis nos seguintes locais:
1) Loja Vix Bike Shop: Av. Saturnino de Brito, 523, Praia do Canto, Vitória – ES.
Telefone: (27) 3345-7610
Horário : 9h as 19h ( segunda a sexta feira) e 9h as 13h ( sábado)
2) Loja Multesporte Bike Shop: Rua Henrique Moscoso, 444, Praia da Costa, Vila Velha – ES.
Telefones: (27) 3229-8544 / 3229-2207 / 3056-1423
Horário : 9h as 19h ( segunda a sexta feira) e 9h as 13h ( sábado)
3) Hospital Evangélico (Recursos Humanos) : Rua Vênus, s/n, Alecrim, Vila Velha – ES.
Telefones: (27) 21213713 / 3016 4134
Horário 8h as 17h ( segunda a sexta feira)
Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 25,00 (inteira) e R$ 12,50 (para maiores de
60 anos).
Os funcionários do Hospital Evangélico estão isento do pagamento da taxa de inscrição.

Entrega do Kit Corredor
O Kit do Corredor será entregue na Loja Vix Bike Shop (Av. Saturnino de Brito, 523, Praia do Canto, Vitória – ES) no dia 17 de novembro de 2012, no horário de 9h às 16h.
O Kit deverá ser retirado pelo atleta inscrito, mediante apresentação de documento de
identidade e comprovante de inscrição.
O Kit do Corredor contem uma camiseta alusiva à prova e a numeração que deverá ser
OBRIGATORIAMENTE fixada na parte da frente da camiseta no dia da corrida.
O chip de cronometragem será entregue no local da largada no horário de 6h30 às 7h30.
Não será entregue nenhum material fora do horário estabelecido.

Informações Gerais
Data: 18 de Novembro
Percurso: 8,5 km
Valor da Inscrição: R$ 25,00
Retirada do Kit: 17 de Novembro de 9 às 16h
Local da retirada do Kit: Loja Bike Shop (Av. Saturnino de Brito, 523, Praia do Canto, Vitória – ES)



terça-feira, 30 de outubro de 2012

2ª Corrida de São Silvestre de Iconha – Sul do ES

Inscrições: Abertas até o dia 05 de novembro através do email: associacaopapaleguas@yahoo.com.br

Taxa de inscrição: Doação de um brinquedo


Percurso: 8 quilômetros | metros nas categorias infantil e especial

Categorias: Especial, Infantil e Adulto

Data e horário da Prova: 15 de novembro às 8h


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Meia Maratona do Espírito Santo de Shopping à Shopping


Descrição
Percurso: 21 Km (Meia Maratona); 16 Km 
Largada: Shopping Mestre Álvaro 
Chegada: Shopping Praia da Costa 

As inscrições se iniciam dia 04/10. 
Locais: 
- Site: www.ativo.com 
- SAC Shopping Mestre Álvaro e SAC Shopping Praia da Costa 
- Encerramento das inscrições: 05/11/2012 ou até esgotarem as vagas (1500 vagas). 
Valor: R$ 40,00

Programação:
Horário de retirada do chip: à definir.
Horário de largada: 7:45hs
Retirada de Kits
Data: 10/11/2012 
Horário: à confirmar 

Kit do corredor: à confirmar 

Premiação
5 Primeiros colocados Masculino e Feminino dos 21Km e 16Km.

Observações
Proibido a participação de menores de 18 anos.



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Circuito Capixaba - Congo

A etapa Congo apresenta percursos de 5km e 10 km na cidade de Serra, fechando assim, o calendário do Circuito Capixaba com 3 etapas que
ficaram consagradas no gosto dos atletas. Num percurso totalmente novo, essa etapa busca trazer um local diferente para a prática da corrida
de rua apresentando alguns bairros da cidade e mostrando possibilidades de diversificar. Os corredores poderão realizar em 1 volta tanto os
percursos de 5km e também o percurso de 10 km, com chegada e largada próxima à Faculdade UCL no encontro com a rodovia para Manguinhos,
próxima ao parque aquático Yahoo. Venha fechar com chave de ouro correndo a 3a etapa do Circuito Capixaba 2012. 

- Ranking dos melhores corredores das 3 Etapas do Circuito Capixaba com premiação em troféu;

- Troféus para a assessoria e equipe com o maior número de inscritos;

- Camisa em Poliamida com logo do evento;




- Mochilinha com logo do evento;
- Número de Peito personalizado;
- Chip de cronometragem descartável.
- Medalha de participação "moqueca" para os atletas que concluírem a prova (pós-prova).












Musculação auxilia no tratamento de Parkinson:


A atividade ajuda a recuperar a coordenação motora, aponta estudo. 

Tremor, rigidez muscular e desequilíbrio - essas são as principais manifestações da doença de Parkinson, que acomete 1% dos brasileiros com mais de 65 anos. Mas um estudo realizado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que a musculação pode ser forte aliada no tratamento do transtorno. Durante dois anos, 48 pacientes foram submetidos a exercícios de resistência duas vezes por semana. Após esse período, eles relataram grande melhora na coordenação motora. "Nosso palpite é que o esforço muscular produzido na academia ativa e modifica as áreas cerebrais comprometidas pelo distúrbio", especula o neurocientista Daniel Corcos, autor do trabalho. Por outro lado, o pesquisador alerta: tenha cuidado com os excessos, porque eles até exacerbam as consequências do Parkinson. 

Mantendo o equilíbrio Portadores dessa enfermidade geralmente têm algum grau de descoordenação motora. Para compensar a deficiência, uma saída são as práticas com foco no balanço corporal, como ioga ou tai chi chuan, que ajudam a prevenir quedas, frequentes nesse grupo de pessoas. 

A importância do alongamento Atividades que estimulam a flexibilidade aplacam a rigidez muscular. Quanto mais alongadas estiverem as fibras que compõem os músculos, maior será a movimentação da articulação por ele comandada. Com isso, fica mais fácil caminhar, segurar um objeto qualquer, escrever um texto e assim por diante

Fonte: Revista Saúde




quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Saiba como cuidar da saúde durante o tempo seco:

Segundo estudo da Unicamp, índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência. 

Como consequência do tempo seco, algumas pessoas podem sofrer ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramento no nariz, ter tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma e irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão e sensação de areia nos olhos, entre outros sintomas. 

Com umidade abaixo dos 12%, a Defesa Civil municipal determina a interrupção de qualquer atividade ao ar livre das 10h às 16h, assim como de atividades que exijam aglomerações de pessoas em locais fechados, como aulas e cinemas. 

Para evitar ou minimizar os problemas, a Secretaria de Estado da Saúde indica alguns cuidados importantes.  

As crianças e os idosos precisam de atenção especial, pois são os mais afetados pela baixa umidade do ar. 

O acúmulo de poeira pode desencadear problemas alérgicos, por isso é importante manter a higiene doméstica. Dormir em local arejado e umedecido ajuda a ter uma noite de sono tranquila. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água ou umidificadores. 

Para aliviar irritação das vias aéreas e dos olhos, eles podem ser lavados com soro fisiológico. A pele também merece atenção especial. Banhos com água muito quente provocam ressecamento - o uso de hidratante ajuda a manter a pele saudável.


Fonte: Portal da Educação Física



segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Atividades domésticas - como evitar dores na coluna:


Varrer, cozinhar, organizar, lustrar e tirar o pó são apenas algumas das atividades domésticas feitas semanalmente na casa de todos. Dessas atividades surgem, frequentemente, problemas e dores na coluna porque não prestamos atenção ao realizar esses movimentos.

Existem formas corretas de fazer cada atividade, aliviando e prevenindo lesões. Luiz Miyajima, quiropraxista dono da sede da QuiroVida - Clínica Internacional de Quiropraxia, no Brasil - aponta e explica melhorias que podem ser feitas no dia-a-dia que facilitam a limpeza e evitam dores cervicais.
Varrer

- Mantenha a coluna reta sem jogar o peso do corpo na vassoura. - Não se estique para alcançar algum ponto da casa, vá até o local com o corpo todo.
- Evitar torcer o tronco. Empurre o lixo sempre em frente ao corpo.

Cozinhar

- Mantenha o peso do corpo nas duas pernas. É comum que nos apoiemos em apenas um dos lados do corpo, preste atenção e tente equilibrar e distribuir seu peso.
- Não torça as costas em busca de ingredientes ou panelas, vá até o local desejado de forma direta e com todo o corpo. - Ao se abaixar para abrir armários flexione os joelhos.

Arrumar

- Ao fazer o manuseio de objetos dentro de armários ou prateleiras evite se esticar. Use uma escada.
- Na escada, procure ficar de frente para o local em que vai manusear os objetos e não de lado com o tronco torcido.
- Procure segurar os objetos com as duas mãos e flexionar os joelhos ao pegar ou deixar um objeto no chão. - Ao tirar a poeira dos móveis procure alternar os braços para não perder o equilíbrio e não forçar apenas um dos lados da coluna.

Limpar

- Para a limpeza do chão, faça movimentos amplos com os braços e tente trabalhar alternando as mãos.
 - Com as paredes mantenha a postura ereta.
- Faça movimentos laterais e verticais amplos com os braços.
- A força deve ser colocada sobre os músculos das pernas e não sobrecarregando a musculatura da coluna. leia também Quiropraxia: fuja da dor!

Luiz explica que a prevenção começa com pequenas ações e que é importante pensarmos na saúde da nossa coluna em qualquer atividade. "Tomar cuidado em ações diárias é a melhor forma de evitar problemas. A falta de prevenção é o maior erro do brasileiro e a Quiropraxia pode ajudar a impedir que a coluna sofra danos maiores", explica.

Fonte: Terra



quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Beber água emagrece, alivia tensão e melhora o humor:


A água ajuda a emagrecer, faz maravilhas pela nossa pele e dá uma força para o bom funcionamento do  organismo. Além disso, beber esse “líquido precioso” dá energia e harmonia ao nosso corpo, alivia a tensão no trabalho e até melhora o seu humor. 

Um estudo americano publicado no “The Journal of Nutrition” afirma que uma leve desidratação já causa variações no humor. Pesquisadores avaliaram participantes que fizeram caminhada em uma esteira por 40 minutos e descobriram que, ao perderem apenas 1% do peso corporal em líquidos, eles demonstraram piora no humor, na concentração e na energia. Mais um motivo para andar com uma garrafinha de água a tiracolo. 

O nutrólogo Marcos André Dantas lembra que a vida começou da água, e  60% do nosso corpo são  compostos por ela. De acordo com estudos, você pode viver um mês sem comida, mas sem água não consegue sobreviver depois de 48 horas. 

“Quem não toma água pode enfrentar problema no rim, ficar lentas e desidratadas. O certo é beber de 2 a 4 litros de água por dia. A falta desse líquido também deixa o intestino preso”, destacou o médico.

O nutrólogo lembra que as pessoas que têm o hábito de beber água possuem menos possibilidade de ter problemas de cálculo renal. “Ao acordar e beber água, a pessoa já desperta o estômago, o rim e acorda todo o resto do corpo. Com isso, o indivíduo se sente  melhor. Outro benefício é que o líquido ajuda na produção do suco gástrico, evitando, dessa forma, a gastrite”, disse Dantas. 

No entanto, o médico esclarece que alguns pacientes sentem uma sede intensa. Isso pode representar sintomas de dois tipos de diabetes – mellitus e insipidus. “Pessoas idosas se esquecem de tomar água, por isso desenvolvem infecção urinária, cálculo renal, entre outras”.

Outros benefícios da água

Funções

Digestão

A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do nosso corpo, tais como a digestão, absorção e transporte de nutrientes e desintoxicação (a partir dos 25 anos, o corpo começa a perder água naturalmente)

Toxinas

Bye-bye, celulite

Beber água filtra e dilui as toxinas,  facilitando o processo de excreção do corpo, regula a nossa temperatura corporal, acelera o processo de emagrecimento, ajuda a combater a acne, a celulite, as estrias

Pele

Ressecamento

A água evita também que a sua pele fique ressecada e seus cabelos, muito fracos 

Doenças

Pedras nos rins

Problemas intestinais ou até mais graves como cálculos renais ou hipertensão podem ser evitados com a ingestão de água. Beber água reduz a produção de pedras nos rins e as infecções urinárias 

Medida

Dose certa

A dose correta é de dois a quatro litros de água por dia 

Infecções

Respiração

Beber água mantém as mucosas do sistema respiratório convenientemente hidratadas e diminui 
o risco de infecções virais, como a gripe. A água também ajuda a limitar a incidência de ataques de asma

Saliva

Gengivite

A saliva, que contém substâncias antibacterianas, diminui,  se não bebermos água. Isso favorece a 
presença de bactérias que provocam gengivites, cáries e outras doenças da boca



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Os benefícios da musculação na adolescência:

Ao contrário do que muita gente pensa, a prática não traz prejuízos para a saúde dos jovens, desde que seja feita com a orientação de profissionais capacitados. 

Na adolescência surgem as inseguranças com relação ao corpo e a aparência. Nessa fase muitos jovens decidem recorrer à musculação em busca da forma física perfeita. A malhação tornou-se então uma atividade procurada cada vez mais cedo. O desejo de ingressar em uma academia para a prática da modalidade gera dúvidas nos pais, que não sabem se a atividade pode trazer problemas para a saúde dos filhos.
Antigamente acreditava-se que os exercícios com pesos dificultariam a fase do crescimento, mas esse mito já está superado. Hoje existem estudos que comprovam os fatores positivos no desenvolvimento dos adolescentes. “Não há nada que impeça a prática da musculação, desde que a atividade seja bem orientada”, explica o professor Ricardo Roberti, da Academia Equilíbrio ABC.

A musculação é recomendada para jovens a partir dos 12 anos, mas há restrições na prática de acordo com o biofísico, a idade e o sexo. “Os exercícios devem começar bem leves, com pouca carga e não muito complexos. Deve-se respeitar a carga horária de no máximo 40 minutos diários e até três vezes por semana”, revela o profissional.

Segundo o professor Ricardo Roberti, da Academia Equilíbrio ABC, os benefícios da musculação para os adolescentes são: “Aumento da força, melhora da autoestima, correção da postura, chance de socialização, aumento da concentração, maior flexibilidade e condicionamento físico, aumento da densidade mineral dos ossos, evitando posteriormente doenças ósseas, e principalmente, a atividade afasta os jovens do sedentarismo”.

Assim como qualquer atividade física, a musculação tem seus riscos, por isso, alguns cuidados precisam ser tomados. “É importante fazer exame médico e avaliação física, e sempre procurar um profissional habilitado e qualificado para instruir da melhor forma possível a prática da atividade, respeitando as características individuais e os objetivos dos alunos”, revela Ricardo.

Fonte: RUNNER'S WORLD BRASIL

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Colesterol é essencial ao corpo, mas excesso de gordura causa doenças:

Alimentação correta pode reduzir as taxas no sangue em até 15%. Exercícios físicos regulares também são importantes para o controle.

É comum ouvir falar do colesterol como algo que faz mal ao coração, mas nada é tão simples assim. O colesterol é uma substância necessária para o organismo. Sem ele, as células não formariam a membrana que as envolve, e não teriam como receber alimentos e oxigênio.

No entanto, o desequilíbrio dessa gordura pode causar doenças do sistema circulatório, como a arterosclerose, que é quando as artérias ficam mais grossas e rígidas, aumentando o risco de infartos e acidentes vasculares cerebrais.

O programa Bem Estar explicou como o colesterol atua e deu dicas para manter os níveis dentro da faixa ideal. Os convidados do programa foram os cardiologistas Raul Dias dos Santos e Ludmila Hajjar.

A alimentação é uma parte importante do controle do colesterol, mas não é tudo. Ela é a origem de 30% do colesterol que temos, e os outros 70% são produzidos pelo próprio corpo.

A dieta é capaz de reduzir os níveis de colesterol em 15%, mas, dependendo das características genéticas, uma pessoa que não come gorduras pode ter colesterol alto.

Existem dois tipos de colesterol em nosso corpo – o LDL e o HDL. O LDL ficou popularmente conhecido como colesterol “ruim” porque, em excesso, é ele que pode causar doenças e entupir as artérias. No entanto, ele é essencial, pois leva a gordura para que os tecidos funcionem adequadamente.

Já o HDL, conhecido como colesterol “bom”, retira o excesso de colesterol dos tecidos, inclusive das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação das placas de gordura.

Os dois são, portanto, essenciais para o corpo, e o ideal é manter a faixa dentro do recomendado pelos médicos – nem menos, nem mais. O LDL e o HDL do sangue vão para o fígado, seguem secretados da bile, de onde vão para o intestino e saem nas fezes.

Pessoas sem histórico de colesterol alto na família devem medir suas taxas a cada cinco anos. Quando algum parente já teve doenças cardíacas, o ideal é medir de dois em dois anos. Se os níveis estiverem alterados, o acompanhamento deve ser feito anualmente.

Além da alimentação, uma boa forma de manter os níveis de colesterol dentro da faixa desejada é praticar exercícios físicos regularmente.

Para os casos mais graves, existem remédios que funcionam em longo prazo e reduzem as taxas em até 50%. Eles são recomendados principalmente para quem tem taxa de LDL muito alta ou para quem tem outros fatores de risco, como hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e fumantes.

Tomar remédios para colesterol dá um pouco mais de liberdade de escolha da dieta, mas não é um passaporte para o paciente comer o que quiser. O tratamento apenas controla a taxa e não apresenta uma cura, logo deve ser seguido pelo resto da vida.

Veja uma lista de alimentos que aumentam ou reduzem o colesterol, segundo dados do Ministério da Saúde:

Alimentos ricos em colesterol
- Bacon
- Chantilly
- Ovas de peixes
- Biscoitos amanteigados
- Doces cremosos
- Pele de aves
- Camarão
- Queijos amarelos
- Carnes vermelhas "gordas"
- Gema de ovo
- Sorvetes cremosos
- Creme de leite
- Lagosta.

Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol
- Salsão
- Couve-de-bruxelas
- Bagaço da laranja
- Ameixa preta
- Couve-flor
- Mamão
- Amora
- Damasco
- Mandioca
- Azeite de oliva
- Ervilha
- Pão integral
- Aveia
- Farelo de aveia
- Pera
- Cenoura
- Farelo de trigo
- Pêssego
- Cereais integrais
- Feijão
- Quiabo
- Cevada
- Figo
- Verduras

Fonte: G1