Não há um consenso em relação à idade mais adequada para o adolescente começar a malhar, mas a recomendação dos especialistas é que não haja excesso de carga durante os exercícios
Adolescência é a fase da curiosidade, e isso torna-se ainda mais intenso devido a influência dos amigos. Nessa fase, portanto, é comum os jovens questionarem a própria imagem. E esse é um dos principais fatores que fazem com que meninos ou meninas queiram frequentar uma academia para ficar com o corpo mais “sarado”.
Basta observar nas academias, por exemplo. Há sempre um grupo de adolescentes malhando junto. Mas será que esse tipo de atividade física faz bem para esses jovens que ainda não estão com o corpo totalmente formado? Há um momento certo para o adolescente começar a malhar?
“Partindo do princípio de que toda atividade física faz bem, não há restrições. Há estudos que indicam a musculação para meninos por volta dos 16 anos e para meninas depois dos 14, mas isso é relativo, cada caso é um caso", diz o personal trainer Eduardo Moraes Costa.
Apesar de não haver um consenso em relação à idade mais adequada para o adolescente começar a malhar, os profissionais da área de saúde recomendam que não haja excesso de carga durante os exercícios. “O excesso de carga deve ser evitado pois o jovem ainda não está com a sua formação óssea completa. Portanto, é importante contar sempre com a orientação de uma pessoa qualificada, um professor de Educação Física ou um personal”, lembra Eduardo.
Para os pais que têm dúvida se a prática da musculação fará bem ao filho, vale fazer uma visita a um ortopedista antes da matrícula na academia. “Mas vale destacar que a musculação proporciona o fortalecimento muscular e reduz as chances de lesões, além de ajudar na postura do adolescente”, frisa o personal.
Dicas importantes:
- Aquecimento e alongamento devem ser feitos antes de qualquer atividade, e isso independente da idade!
- O treino deve ser planejado de acordo com a idade, a altura e o peso do adolescente;
- Fazer exercícios com elástico, bolas e saltos para movimentar as pernas ajudam no desenvolvimento dos membros inferiores;
- A frequência de exercícios recomendada é de até três vezes por semana, com duração de, no máximo, uma hora;
- Os cuidados devem se redobrados com cargas, que devem ser sempre baixas;
- A hidratação e a alimentação do jovem durante a prática dos exercícios físicos também é importante.
Entrevista concedida ao portal Folha Vitória
Entrevista concedida ao portal Folha Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário