sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Bebidas dietéticas podem fazer com que as pessoas comam mais, aponta estudo:

Pesquisadores notaram que pessoas que consomem essas bebidas ingerem mais alimentos sólidos durante o dia. 

Qual sua primeira atitude ao começar uma dieta para perder peso? Para muitas pessoas, o mais natural é começar trocando as bebidas açucaradas por opções sem açúcar, como os refrigerantes diet ou light. Porém, a ciência tem mostrado que essa atitude mais atrapalha do que ajuda! E um recente estudo publicado no dia 16 de janeiro no American Journal of Public Health só vem para ressaltar essa ideia.

Na pesquisa, os estudiosos usaram como base os dados de uma enquete sobre hábitos diários de alimentação feita com quase 24 mil pessoas entre 1999 e 2010, feita com adultos com mais de 20 anos. Eles dividiram as pessoas entre aqueles que consumiam bebidas açucaradas e os que preferiam as dietéticas e perceberam que por mais que o primeiro grupo consumisse um pouco mais de calorias (2351 kcal/dia contra 2203 kcal/dia), as calorias obtidas por alimentos sólidos eram mais altas no segundo grupo (em pessoas com obesidade, a diferença era de 1897 kcal/dia contra 2058 kcal/dia).

A conclusão foi que pessoas com obesidade consomem muito mais bebidas dietéticas do que as outras e mesmo assim possuem um ganho calórico maior com alimentos sólidos, o que demonstra por que não há mudança em seu peso. Um dos motivos, possivelmente, são os adoçantes, que dão a impressão ao cérebro de que você não comeu o suficiente.

Matéria publicada no site Minha Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário